quinta-feira, 8 de março de 2012

IANSÃ / OIÁ






Iansã é também chamada Oiá, o nome Oiá provém do rio de mesmo nome na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger, este rio é  imponente e atravessa todo o país.  Esse rio é a morada da mulher mais poderosa da África negra, a mãe dos nove orum, dos nove filhos, do rio de nove braços, Ìyá Mésàn- Iansã.

Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes na mesma proporção que exterioriza a sua raiva, o seu ódio.

Iansã , segundo a mitologia, é um orixá muito forte, enfrentando a tudo e a todos por seus ideais. Não aceita a submissão ou qualquer tipo de prisão. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as actividades relacionadas com o homem, que são desenvolvidas fora do lar.

Foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô. é irrequieta, autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso.

Está associada ao ar, ao vento, a tempestade, ao relâmpago/raio (ar+movimento e fogo) e aos ancestrais.

Iansã é a Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim e com varetas de bambu.

Seus símbolos são: os chifres de Búfalo, um Alfanje, Adaga, Eruexim.


Dia: Quarta-feira
Cores: Vermelho, Rosa, Amarelo
Domínios: Tempestades, Ventanias, Raios, Morte
Saudação: Epahei Iansã / Epahei Oiá


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário